BLOG

Fui demitido! E agora?

25/08/2021 | Educação Emocional, Novidades

Agora é hora de parar e respirar. Pode chorar também, não tem problema nenhum. Na maioria das vezes, a demissão é um processo doloroso. Até quando não estamos satisfeitos com a empresa, é dolorido. A dor vem do sentimento de rejeição e é difícil escapar dele nessa hora. Quando chega a notícia da demissão é uma oportunidade para a reflexão, é o momento de acolher a dor e de procurar alguém que te escute e que, principalmente, não te julgue.

É tão chato quando estamos com um problema querendo desabafar e o outro já vem com um conselho, com uma dica para gente tirar um aprendizado. Muitas vezes, nessa hora, a gente só quer falar.

Na hora da dor, você até sabe que pode tirar um aprendizado, que em algum momento virá, mas na hora em que a notícia chega, naqueles primeiros dias, normalmente é difícil. E está tudo bem ser.

Um tempo para pensar

Tem pessoas que conseguem dar um tempo pra si mesmas, mas tem as que já precisam procurar outro emprego no dia seguinte. Mas, nem que seja por algumas horas, é necessário respeitar seu período de recolhimento para absorver tudo aquilo que está acontecendo.

O que vem depois depende muito do significado daquele desligamento. Talvez seja uma oportunidade para pensar quais os rumos da carreira, mas isso é um segundo passo. O primeiro é o do luto. Dos sentimentos fortes, da raiva, da tristeza.

O que precisa ser feito, neste momento do luto, é tomar cuidado com as atitudes para depois não se arrepender. É comum, nessa hora, colocar uma alfinetada na internet, por exemplo. Um desabafo virtual pode não ser ético e isso reflete futuramente na carreira. Se for possível, a pessoa deve apenas observar a si mesma e acolher o que está sentindo.

Eu já não queria mais, por que não pedi demissão?

Sabe aquele sentimento de levar um fora num relacionamento que já não era tão bom? De levar um chute no traseiro de alguém por quem o amor já não era mais tão forte? Se esse pensamento não sair da cabeça e impedir de seguir em frente, de buscar novas oportunidades ou dar uma virada na carreira, pode ser o momento de procurar ajuda profissional.


Seja o primeiro a comentar.

Adoraria ler seu comentário aqui!

Responderei assim que possível.

CATEGORIAS

Novidades

FALE COMIGO

Gostaria de poder ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível por meio do desenvolvimento das pessoas.

(41) 99672-1081
contato@gabrielamantovani.com.br