BLOG

Quatro pontos importantes para quem ainda não começou a fazer terapia

23/06/2021 | Educação Emocional, Novidades, Transição de Carreira

Outro dia uma pessoa conhecida me falou que estava passando por uma série de problemas emocionais, mas que não buscava ajuda profissional porque estava tentando lidar sozinha com as questões que lhe incomodavam. Me ocorreu escrever sobre esse assunto e eu listei cinco pontos importantes para quem acha que precisa passar pelo processo de terapia ou análise, mas ainda não começou.

1 - Eu sei que preciso fazer terapia, mas não quero. Tudo bem?

Claro que sim. É importante reconhecer o motivo de não querer passar pelo processo de autoconhecimento com a ajuda profissional. Tem gente que diz que quer muito fazer terapia, mas não tem condições financeiras. No entanto, investe muito dinheiro em compras desnecessárias, por exemplo. 

Na verdade, essa pessoa não quer fazer terapia. Não quer enfrentar o processo. Não há nada errado nisso. Cada um tem o seu momento, porque lidar com os problemas pode ser mesmo doloroso e intenso. A pessoa tem que estar preparada.

2 - Qual é o momento certo para começar a fazer terapia?

Quando me perguntam qual é o momento certo para começar a fazer terapia, a primeira resposta que me vem à cabeça é: no momento em que você se sente desconfortável com situações que se repetem.

Sabe aquele momento em que a gente tem uma sensação que nem sabe explicar:

“Olha eu aqui de novo escutando esse tipo de feedback”, ou então “olha eu aqui de novo falando para essas pessoas e parece que eu não fui escutado”. Dei dois exemplos mais voltados ao ambiente profissional porque a maioria dos casos que eu atendo são de pessoas que estão insatisfeitas com a carreira ou que já não se encontram mais naquela atividade que, durante um tempo, trouxe realizações. Mas pode ser qualquer tipo de desconforto emocional.  

Não é só quando a pessoa tem um diagnóstico que deve começar a fazer terapia. O momento certo é quando ela resolve se conhecer, quando começa a perceber que passa por situações na vida que se repetem e que a incomodam.

3 - Minha amiga me indicou um psicólogo, mas eu não gostei. Será que terapia não é pra mim?

O tipo de terapia que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. A pessoa pode ir a uma sessão ou a algumas sessões de terapia e não se identificar. É comum acontecer. O problema é que às vezes a pessoa pensa assim: “terapia não deu certo pra mim” e desiste.

Quando alguém tem dor de dente, vai ao dentista e faz o tratamento até ficar bom ou até parar de sentir dor, pelo menos. Se percebe que o tratamento não está funcionando com um profissional, procura outro, até resolver. Com a terapia é a mesma coisa. Desistir só tende a piorar o quadro e não tem nada de errado em buscar outro profissional que tenha um tipo de abordagem diferente. Isso acontece o tempo todo.

4 - Como encontrar um profissional que me ajude de verdade?

Como em qualquer especialidade. Você pode pegar uma lista de profissionais e agendar uma consulta ou seguir a indicação de alguma pessoa conhecida.  Neste segundo caso, é preciso levar em consideração que a indicação foi feita a partir da experiência de outra pessoa. É importante, no primeiro encontro com o psicoterapeuta ou psicanalista, perceber como se sente e se está à vontade. Se não for bom para você, procure outro profissional até encontrar o que realmente vai te ajudar a resolver suas questões.


Seja o primeiro a comentar.

Adoraria ler seu comentário aqui!

Responderei assim que possível.

CATEGORIAS

Novidades

FALE COMIGO

Gostaria de poder ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível por meio do desenvolvimento das pessoas.

(41) 99672-1081
contato@gabrielamantovani.com.br