PARA EMPRESAS

Se você decidiu oportunizar a realização de programas de desenvolvimento e gestão de pessoas na sua empresa, trabalharemos juntos desde a identificação das possíveis ações a realizar, até a concretização de todo o programa proposto. Formal ou informalmente, seguiremos as etapas:

Identificação da necessidade

A empresa percebe a necessidade de desenvolver ações para aprimorar seu processo de gestão de pessoas e conversa sobre isso com a consultoria.

Diagnóstico inicial

A consultoria busca compreender a demanda: o que gerou a necessidade, quem está envolvido, em que contexto, quais os resultados esperados, como impactará na organização, etc.

Proposta de trabalho

A partir do diagnóstico, a consultoria desenha uma proposta de trabalho aderente às necessidades e ao contexto organizacional, podendo ter etapas de cocriação com a empresa contratante.

Implementação e avaliação

Parte-se para a execução de um trabalho alinhado com as expectativas e propício para a obtenção de aprendizados significativos. A avaliação dos envolvidos traz insumos para o fechamento do projeto.

Programa de Desenvolvimento de Líderes


O programa de desenvolvimento de líderes é estruturado com temas específicos e as melhores abordagens para atingir os objetivos propostos, podendo ser composto de módulos de treinamento e outras atividades que favoreçam a evolução dos participantes, levando sempre em consideração as necessidades de cada nível do pipeline de liderança.

Compreender as necessidades e expectativas é uma etapa importante, na qual a consultoria busca informações sobre a situação atual, desafios e oportunidades existentes, e onde se quer chegar. Este diagnóstico determina a elaboração de um programa de desenvolvimento focado nas reais necessidades dos líderes e possibilita alcançar os resultados desejados.

Para quem:

  • Todos os níveis de liderança.
  • Empresas que queiram líderes mais preparados para os desafios atuais e futuros.

Benefícios:

  • Estímulo à participação, ao aprendizado, e à aplicação na prática.
  • Aceleração do aprendizado no papel de liderança.
  • Desenvolvimento de competências de liderança para uma atuação mais eficaz, conforme o nível do pipeline.
  • Maior integração entre os líderes e desenvolvimento partilhado

Programa de Desenvolvimento de Equipes


Programa voltado a aprimorar o funcionamento das equipes, desenvolvendo as relações, os papéis e os objetivos, ao mesmo tempo que desenvolve competências importantes para que se alcance maior engajamento e melhores resultados no trabalho. O programa é estruturado tendo como base uma diagnóstico inicial e segue o modelo 70/20/10, com o objetivo de facilitar o aprendizado.

Para quem:

  • Equipes novas ou que necessitam evoluir seu modo de funcionamento para um novo patamar
  • Equipes que enfrentam desafios e precisam se fortalecer

Benefícios:

  • Aumento do nível de confiança e transparência na equipe.
  • Maior compreensão da corresponsabilidade e da interdependência de papéis na equipe.
  • Aumento do sentimento de equipe e pertencimento.
  • Melhora na performance e no alcance de resultados.

Treinamentos e Palestras


Ações de desenvolvimento pontuais que atendem à necessidades específicas das empresas e não precisam estar vinculadas a programas. São indicadas quando se faz necessário apresentar algum conteúdo, sensibilizar para algum tema, desenvolver competências específicas ou mesmo instigar sobre a importância de algum assunto. Exemplos de temas que podem ser abordados são:

  • O papel do líder.
  • Etiqueta e postura profissional.
  • Feedback como ferramenta de gestão, entre outros.

Para quem:

  • Líderes e equipes.
  • Empresas que necessitem de ações pontuais de desenvolvimento.

Benefícios:

  • Desenvolvimento de competências específicas.
  • Sensibilização para o desenvolvimento profissional em temas específicos.
  • Apresentação de temáticas relevantes em determinadas situações.

Coaching


Processo de desenvolvimento individualizado em que o coach, por meio de abordagens específicas, estimula o profissional a refletir sobre sua forma de pensar e agir, e a compreender as situações do seu contexto e momento atuais. Ao aprofundar seu autoconhecimento, o profissional consegue repensar seu modelo de funcionamento, identificar novas respostas, e com isso ampliar suas possibilidades de escolhas para decidir como alcançar níveis satisfatórios de desempenho. O gestor imediato do participante tem papel importante na definição e acompanhamento dos objetivos.

Para quem:

  • Líderes de todos os níveis que estejam em face de novos desafios na empresa.

Benefícios:

  • Desenvolvimento de competências.
  • Aumento de performance.

Consultoria em Gestão de Pessoas


Partindo-se de um diagnóstico sobre o funcionamento da empresa, e de quais são as oportunidades que podem levar a níveis mais elevados de performance, pode-se propor programas para aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, contribuir para as mudanças necessárias ao desenvolvimento da organização. Exemplos de ações que podem ser propostas:

  • Implantação da área de RH
  • Desenho de políticas de RH/ Gestão de pessoas
  • Avaliação de Desempenho
  • Pesquisa de Clima Organizacional
  • Programa de Mentoring
  • Programa de inclusão de pessoas com deficiência
  • Programas de desenvolvimento específicos

Para quem:

  • Para empresas que querem evoluir suas práticas de gestão de pessoas.

Benefícios:

  • Melhora no ambiente de trabalho.
  • Valorização das pessoas.
  • Gestão de pessoas mais profissionalizada.

Assessment


Metodologia que tem por objetivo a identificação do perfil comportamental do participante, ampliando o nível de autoconhecimento. Por meio de entrevistas e ferramentas de avaliação, que possibilitam clarificar os pontos fortes e as oportunidades de desenvolvimento, o Assessment resulta na indicação de um caminho para que o profissional possa escolher as ações mais aderentes às suas necessidades e assim desenvolver seu potencial para alcançar mais realizações e resultados.

Para quem:

  • Empresas que buscam conhecer melhor o perfil de determinados profissionais, com foco em ações de desenvolvimento ou de carreira

Benefícios:

  • Maior efetividade na escolha das ações de desenvolvimento, movimentação e promoção.
  • Subsídios para o direcionamento e acompanhamento de processos de desenvolvimento.

Transição de Liderança


É uma atividade conduzida com a participação do gestor e sua equipe, buscando integração e alinhamento de expectativas. No momento em que o profissional assume a gestão de uma nova equipe, seja este seu primeiro desafio de liderança ou não, ter um momento para conversar, ouvir e partilhar expectativas rompe barreiras e facilita as relações e o trabalho. Como produto final desta atividade, elabora-se um “contrato de trabalho” em que os participantes definem em conjunto as regras de funcionamento do grupo, e se comprometem a coloca-las em prática.

Para quem:

  • Novos líderes, que assumem uma equipe pela primeira vez.
  • Líderes que assumem novas equipe ou mudam de área ou de empresa, e desejam acelerar o estabelecimento de vínculo de confiança e fluidez de comunicação com sua equipe.

Benefícios:

  • Maior integração entre equipe e líder.
  • Quebra-gelo inicial da relação.
  • Ganho de confiança e abertura.
  • Clareza das expectativas de ambas as partes.
  • Estabelecimento de acordos para o funcionamento da equipe.