Se você decidiu oportunizar a realização de programas de desenvolvimento e gestão de pessoas na sua empresa, trabalharemos juntos desde a identificação das possíveis ações a realizar, até a concretização de todo o programa proposto. Formal ou informalmente, seguiremos as etapas:
A empresa percebe a necessidade de desenvolver ações para aprimorar seu processo de gestão de pessoas e conversa sobre isso com a consultoria.
A consultoria busca compreender a demanda: o que gerou a necessidade, quem está envolvido, em que contexto, quais os resultados esperados, como impactará na organização, etc.
A partir do diagnóstico, a consultoria desenha uma proposta de trabalho aderente às necessidades e ao contexto organizacional, podendo ter etapas de cocriação com a empresa contratante.
Parte-se para a execução de um trabalho alinhado com as expectativas e propício para a obtenção de aprendizados significativos. A avaliação dos envolvidos traz insumos para o fechamento do projeto.
O programa de desenvolvimento de líderes é estruturado com temas específicos e as melhores abordagens para atingir os objetivos propostos, podendo ser composto de módulos de treinamento e outras atividades que favoreçam a evolução dos participantes, levando sempre em consideração as necessidades de cada nível do pipeline de liderança.
Compreender as necessidades e expectativas é uma etapa importante, na qual a consultoria busca informações sobre a situação atual, desafios e oportunidades existentes, e onde se quer chegar. Este diagnóstico determina a elaboração de um programa de desenvolvimento focado nas reais necessidades dos líderes e possibilita alcançar os resultados desejados.
Para quem:
Benefícios:
Programa voltado a aprimorar o funcionamento das equipes, desenvolvendo as relações, os papéis e os objetivos, ao mesmo tempo que desenvolve competências importantes para que se alcance maior engajamento e melhores resultados no trabalho. O programa é estruturado tendo como base uma diagnóstico inicial e segue o modelo 70/20/10, com o objetivo de facilitar o aprendizado.
Para quem:
Benefícios:
Ações de desenvolvimento pontuais que atendem à necessidades específicas das empresas e não precisam estar vinculadas a programas. São indicadas quando se faz necessário apresentar algum conteúdo, sensibilizar para algum tema, desenvolver competências específicas ou mesmo instigar sobre a importância de algum assunto. Exemplos de temas que podem ser abordados são:
Para quem:
Benefícios:
Processo de desenvolvimento individualizado em que o coach, por meio de abordagens específicas, estimula o profissional a refletir sobre sua forma de pensar e agir, e a compreender as situações do seu contexto e momento atuais. Ao aprofundar seu autoconhecimento, o profissional consegue repensar seu modelo de funcionamento, identificar novas respostas, e com isso ampliar suas possibilidades de escolhas para decidir como alcançar níveis satisfatórios de desempenho. O gestor imediato do participante tem papel importante na definição e acompanhamento dos objetivos.
Para quem:
Benefícios:
Partindo-se de um diagnóstico sobre o funcionamento da empresa, e de quais são as oportunidades que podem levar a níveis mais elevados de performance, pode-se propor programas para aprimorar a gestão de pessoas e, com isso, contribuir para as mudanças necessárias ao desenvolvimento da organização. Exemplos de ações que podem ser propostas:
Para quem:
Benefícios:
Metodologia que tem por objetivo a identificação do perfil comportamental do participante, ampliando o nível de autoconhecimento. Por meio de entrevistas e ferramentas de avaliação, que possibilitam clarificar os pontos fortes e as oportunidades de desenvolvimento, o Assessment resulta na indicação de um caminho para que o profissional possa escolher as ações mais aderentes às suas necessidades e assim desenvolver seu potencial para alcançar mais realizações e resultados.
Para quem:
Benefícios:
É uma atividade conduzida com a participação do gestor e sua equipe, buscando integração e alinhamento de expectativas. No momento em que o profissional assume a gestão de uma nova equipe, seja este seu primeiro desafio de liderança ou não, ter um momento para conversar, ouvir e partilhar expectativas rompe barreiras e facilita as relações e o trabalho. Como produto final desta atividade, elabora-se um “contrato de trabalho” em que os participantes definem em conjunto as regras de funcionamento do grupo, e se comprometem a coloca-las em prática.
Para quem:
Benefícios: