Eu defendo que o trabalho é uma forma de realização pessoal. Ajuda em nosso autoconhecimento e nos faz querer ser melhores. Mas, infelizmente, há um outro lado dessa relação: o trabalho pode causar um desgaste mental. E não, não é frescura, preguiça ou má-vontade.
Nove em cada dez trabalhadores brasileiros sofrem com ansiedade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa taxa exorbitante também faz do Brasil o país mais ansioso do mundo.
Mas apenas 18% das empresas brasileiras têm um programa destinado à saúde mental dos funcionários, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). E dessas, apenas 5% têm um psicólogo à disposição dos funcionários.
Isso reflete diretamente no crescimento de afastamento do trabalho por problemas relacionados à saúde mental. Em 2018, o então Ministério da Previdência Social declarou que o número de pagamentos de auxílio-doença para esse fim cresceu 20 vezes em dez anos. Com a pandemia e a crise econômica, esse número, sem dúvidas, aumentará.
E como o trabalho pode impactar em nossa saúde mental?
Começa com uma sobrecarga, uma pressão em relação a um projeto ou cobranças diretas. Aos poucos, vai evoluindo para um desânimo ao sair de casa ou para a dificuldade de se desligar do trabalho.
Não é difícil que os trabalhadores relatem insônia, dores de estômago ou cabeça, excesso de procrastinação por ansiedade e muito estresse. Em casos mais graves, o trabalhador pode desenvolver síndrome do pânico, ansiedade, depressão e por fim, síndrome de burnout - síndrome do esgotamento profissional.
Quais são os sintomas que mostram que o trabalho está minando a saúde mental?
- Mudanças de humor
- Isolamento
- Irritabilidade
- Dificuldades de concentração
- Lapsos de memória
- Pessimismo
- Baixa auto-estima
- Dores de cabeça
- Dores no corpo
- Problemas digestivos
- Cansaço físico e mental
- Ansiedade
- Depressão
Como posso tratar?
Se ainda não notou muitos sintomas
- Busque uma vida saudável: exercícios físicos, alimentação correta e boas noites de sono ajudam muito a manter a mente em dia
- Não se cobre ou se compare: muitos profissionais sofrem mais pelas cobranças que colocam em si, que pelas cobranças externas. Fique tranquilo: se o seu trabalho não estivesse sendo bem realizado, alguém teria apontado isso a você
- Há vida fora do trabalho: dê atenção à família, amigos e a si mesmo. Quando estiver fora do trabalho, tente se focar na atividade externa, aos seus hobbys e às pessoas que estão contigo
- Não fazer nada também é fazer alguma coisa: a mente precisa de descanso, é nesse momento que ela organiza e assimila as informações recolhidas ao longo do dia
Se notou vários sintomas
Além dos pontos mostrados aqui em cima, busque ajuda profissional! É essencial o auxílio profissional para evitar que o caso evolua e que você necessite de afastamento temporário do trabalho.
Adoraria ler seu comentário aqui!