BLOG

Precisamos parar (e isso sim é urgente)

4/09/2019 | Educação Emocional

Problemas do mundo moderno: a cantora Anitta acabou de cancelar compromissos profissionais por estar com um quadro de estafa. Durante os últimos anos, ela lançou hit após hit e batia no peito ao assumir que gerenciava a própria carreira sozinha. No último mês de agosto, a Revista Crescer publicou uma reportagem chocante com o desabafo de Renata Louzada, mãe de dois filhos e executiva, que teve o rosto queimado em um acidente doméstico que aconteceu num momento de extremo cansaço. Nas palavras dela: 

"Nos fazem acreditar que é possível dar conta de tudo"

Mas pra você está lendo esse texto (e pra mim mesma no espelho), tenho uma notícia pra dar: não é nem que não seja possível. Não é preciso. Você não precisa dar conta de tudo sozinho/sozinha. Nem no trabalho, nem na sua vida pessoal.

Vivemos um tempo de sobrecarga física e emocional: vemos no Instagram que a conhecida-da-prima-da-vizinha tem três filhos e está sempre com as unhas lindas - e nos comparamos; ficamos sabendo que a colega passa todos os dias seu horário de almoço na academia - e nos comparamos; acompanhamos a declaração de amor do marido da comadre no Facebook - e nos comparamos; quando nossos filhos têm dificuldades na escola, nos sentimos os piores pais do mundo porque não temos tempo suficiente; quando demoramos mais que meia hora pra responder todas as mensagens do WhatsApp do trabalho (fora do horário de expediente), nos culpamos.

Ufa. Cansei só de começar a listar alguns exemplos que mostram o caos em que estamos enredando a nós mesmos. A sequência de excesso de tarefas, cobranças, culpa e sobrecarga a que estamos nos submetendo é exaustiva. E quando passamos dos nossos próprios limites, o corpo apita. A memória falha, nos pegamos dirigindo pela rua sem ter certeza pra onde estamos indo, vivemos com dores no corpo e constantemente sem tempo.

Na maioria do tempo, sabemos o que precisamos fazer pra parar: desligar o celular, dedicar um tempo maior ao lazer, relaxar. Mas por que não fazemos? Além do cansaço, precisamos aproveitar esse momento para perguntar a nós mesmos o que pode estar nos impedindo de tomar uma atitude. Muitas vezes,  assumir muitas tarefas esconde outras questões mais profundas como uma repetição de padrão, uma dificuldade de dizer não, uma vontade de sempre agradar... Essa sobrecarga está surgindo pra que?  

Precisamos parar e pedir ajuda. Está tudo bem não dar conta de tudo sozinho.  Mas também é importante e útil se questionar: se a gente sabe que precisa e é simples parar, por que a gente não para?


Seja o primeiro a comentar.

Adoraria ler seu comentário aqui!

Responderei assim que possível.

CATEGORIAS

Novidades

FALE COMIGO

Gostaria de poder ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível por meio do desenvolvimento das pessoas.

(41) 99672-1081
contato@gabrielamantovani.com.br